Como lidar com a ansiedade no processo de imigração?

Pessoal, estamos vivos! O blog está há um mês sem texto, mas tem um monte de rascunhos que estamos escrevendo aos poucos, tudo misturado, porque a cabeça está uma bagunça e a ansiedade a mil. Prometo que vai ter textão e vai ter conteúdo esse mês ainda (vamos falar sobre o cadastro no MyCIC, aguardem e confiem), mas hoje vai sair mais um post desabafo.

Todo mundo sabe que vida de imigrante tá longe de ser glamour e moleza, mas o trabalho duro começa mesmo aqui, ainda em terra brasilis, e por isso mesmo, o título de hoje é em forma de pergunta. Mil perguntas passam a habitar sua cabecinha depois de apertar aquele botão de Submit e tomar aquela facada pagar a aplicação para residência permanente canadense (ou mesmo pro visto de estudos):

– Será que meu visto vai ser aprovado? Será que mandei tudo certinho? Será que escrevi o nome da minha mãe certo? Será que vão ligar pro meu ex-chefe e ele vai sofrer uma amnésia aguda e esquecer que eu trabalhei com ele? Será que…

Para tudo! Segura essa onda senão você pira!

Engraçado que pouco se fale dessa etapa da espera. Conversando com outros candidatos a imigrantes ou estudantes internacionais, percebi que, apesar de todo o dinheiro gasto com traduções juramentadas, toda a trabalheira pra conseguir cartas e papéis de empresas anteriores, diplomas e históricos, horas de estudo e estresse pro IELTS, a parte da espera é a mais angustiante do processo e pode ser também a mais estressante.

Pois é pessoal, I’m no exception. Para mim, independente de todo o esforço pra chegar até aqui, esperar pelo CIC é sem dúvida a pior parte. No início, tudo é festa. Você reúne toda aquela documentação infinita absolutamente necessária, espreme tudo em PDFs de até 4 Mb, submete a aplicação, paga (quase) sorrindo aquelas taxas caríssimas. E começa a chover email do CIC pra você. É um tal de “recebemos sua aplicação”, “seu processo foi atualizado” etc etc… Até vir o primeiro Passed (geralmente dos exames médicos) e você ficar em êxtase, achando que é especial e sua aplicação vai ser processada em tempo recorde.

E então… O silêncio. Passam 15 dias, um mês, 45 dias, 2 meses sem absolutamente nenhuma notícia. E, como numa desilusão amorosa, você começa a atravessar vários estágios: euforia, dúvida, ansiedade louca, raiva, desânimo e aceitação. Por fim, você aceita que não, você não é especial (pra sua mãe é sim!), sua aplicação não vai andar mais rápido que as outras e você precisa aprender a ter paciência. E esta, amigos, é a palavra-chave aqui. Não sou nenhuma psicóloga, mas desenvolvi meus métodos pra lidar com a ansiedade e vou dividir com vocês (quem sabe não ajudo alguém?):

  1. Simplesmente pare de revisar compulsivamente os documentos enviados. Já foi! Você revisou 800 vezes, está tudo lá. Confie em você!
  2. Isso vale também pro site do CIC. Pare de entrar 20 vezes por dia no seu perfil pra ver se houve update. É difícil, mas é preciso. Lotar o servidor dos caras de requisição não vai fazer seu processo andar mais rápido. 🙂
  3. Assuma, logo de cara, que você vai esperar pelo menos uns 4 meses. Se for menos, ótimo! Se for mais, pelo menos você só começa a sofrer no final (aqui foi onde mais errei).
  4. Tente com todas as suas forças não parar sua vida por causa do processo. Claro que você não vai comprar uma casa (eu acho), mas se quiser mudar de emprego mude (mas avise o CIC), se tiver prova de concurso marcada faça, se quiser viajar, viaje, continue ativo nas decisões do trabalho. Deixe a vida seguir seu rumo, quanto mais coisas você parar, maior o peso do processo nas suas costas.
  5. Arrume uma atividade que lhe dê prazer, que te faça relaxar e invista nela. Pode ser uma atividade física, pode ser um curso, artesanato, culinária… O que te fizer feliz e desviar a mente do processo (e não for ilegal, porque se você for preso perde o visto) já tá valendo!
  6. Não se sabote: quer usar esse tempo para pesquisar e se informar sobre sua nova-possível-futura-vida, mercado de trabalho, custo de vida, moradia? Faça isso! Mas com parcimônia. Saiba dizer a si mesmo que, depois de horas com a cara no computador lendo e assistindo vídeos compulsivamente sobre o mesmo tema, é hora de parar. O mesmo vale pro site do CIC, que eu tenho certeza que você está doido pra ir lá olhar. Faça isso, mas uma ou duas vezes por dia no máximo.
  7. Priorize o sono. Eu bem sei que essa ansiedade toda pode dar uma insônia danada, então valorize seu ritual de descanso, tome um chazinho, leia um bom livro antes de dormir e nada de telas! Deixa pra pensar no processo ao acordar no dia seguinte.
  8. Por último, mas não menos importante: enjoy the ride. Aproveite ao máximo o tempo aqui com sua família, amigos queridos, lugares preferidos enfim, tudo que vai te fazer falta e que você não quer deixar de fora da sua nova vida.

Pois é, pra quem tava achando que o pior já passou, lamento amigos: o pior está por vir. Mas tenho certeza que a recompensa será maravilhosa e que, no fim, comparativamente, alguns meses nem são tanto tempo assim (embora pareça uma eternidade).

 

Até a próxima e fiquem firmes que a vitória é certa! 🙂

Paula Mello

Analista de Projetos de TI, formada em Analise de Sistemas e Publicidade, técnica em Meio Ambiente, estudante por curiosidade eterna, cervejeira por amor ao hobby, louca por fotografia, dança, livros, chocolate, viagens, virar a mesa, se perder pra depois se reencontrar, diferente, de novo.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Casal 20 disse:

    Muito bom o post Paula!! Realmente a ansiedade é enorme em várias das etapas e temos que aprender a nos controlar senão surtamos. Eu tô tendo crises de insônia mas é terrível controlar, acho que fica no nosso inconsciente!

    Aguardando ansiosamente, ops, calmamente o post sobre o cadastro no MyCIC!! Com certeza vai nos ajudar bastante como todos os posts bem detalhados que vcs sempre fizeram =)

    Beijos e torcendo muito para acabar essa espera de vcs!

  2. Luciana disse:

    Muito bom o post, já vou completar o quarto mês de espera e sei como é duro!

  3. Torontonian disse:

    Paulinha, nao poderia descrever melhor a angústia da espera. Você o fez com maestria. Me sinto muito sortuda de poder contar com os conselhos de quem já está alguns passos a frente nesse processo, viu? Tenho tentado fazer justamente isso que você comentou: variar as atividades, tentar nao parar a vida… E sobre o CIC tenho entrado apenas de 3 em 3 dias, olha que grande evolução?? Hahahah Vamos nos ajudando nessa espera que parece sem fim. La na frente vamos olhar pro que passamos e dizer “nossa, ate que passou rapido!”. Hope so! 🙂

    • Paula Mello disse:

      Tomara, Torontonian!

      Porque a vida tá difícil! kkkkkkkkkkkk
      Mas, sempre que precisar, fique longe de tudo que tem a ver com o processo e faça um “Detox”, como fiz essa última semana. Faz um bem danado! =)

  4. Renata disse:

    Amei! Estou bem nessa fase difícil de entrar no site do CIC mil vezes por dia !!! Ajudou bastante.

    • Paula Mello disse:

      Renata, só a gente sabe como é beirar o limiar da loucura! kkkkkkkkkkk

      Que bom que ajudou, estamos aqui pra isso! 🙂

      Volte sempre que quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *