Os custos da imigração

custos

Rafael Lima

Analista de sistemas, cervejeiro, fissurado por tecnologia, política, viagens e é claro, pelo Canadá!

Você pode gostar de...

26 Respostas

  1. Casal 20 disse:

    Rafael, ficou sensacional o post! O valor final ficou dentro do que tínhamos estimado.

    Sem dúvida é muito útil esse detalhamento para quem ainda está começando fazer o planejamento financeiro e se preparar, pois são muitos custos envolvidos.

    Lá no nosso blog postei uma planilha com os gastos que já tivemos até o momento https://diariodocasal20.wordpress.com/gastos-com-o-processo/ até para o nosso controle.

    Ah, mas deve ser bom demais saber que pelo menos esses custos iniciais chegaram ao fim!

    Beijos para os 2!

    • Rafael Lima disse:

      Muito Obrigado Casal 20!

      Vou te falar que fazer esse levantamento dá uma dor… É muito dinheiro saindo com o processo totalmente aberto. Mas graças a Deus deu tudo certo!!

      Vi os post no seu blog, provavelmente vai ficar bem parecido com o nosso. Talvez um pouquinho mais caro, mas acho que é por aí mesmo, não dá pra fazer com menos de 12 mil.

      Agora é gastar mais com passagem, seguro viagem etc, etc… rsrsrs

      Bjs!

  2. Diego disse:

    Parabéns pelo Post Rafael Lima! Muito informativo e bem elaborado!

  3. Juliana disse:

    Rafael, boa noite! Me tira uma dúvida? O fato de você ir com PPR não garante que possa ter acesso à saúde pública de lá não? Pensei que sim…

    • Rafael Lima disse:

      Juliana, boa noite!

      Temos direito ao sistema publico de Ontário sim (OHIP), mas ele tem carência de 3 meses, por isso precisamos de um plano privado. Para termos cobertura caso aconteça alguma coisa nesse período.

  4. Beatriz Loureiro disse:

    Olá Rafael,

    Meu marido e eu estamos pensado em imigrar para o Canada com o Express Entry. Gostaria de saber se vocês contrataram algum tipo de Immigration Consulting ou conseguiram fazer todo o processo por conta de vocês. Estamos um pouco receosos de fazermos por conta, porém a custo dessa acessória é bem alta e esta pesando um pouco o nosso bolso já que são tantos gastos nesse processo.

    Desde de já agradecemos todas as suas dicas e sugestões. ; )

    • Rafael Lima disse:

      Oi Beatriz,

      Não utilizamos consultoria não. Apenas contratamos uma hora de uma consultora pra nos tirar algumas duvidas (O que é bem mais barato que a consultoria no processo).

      Pra decidir se usa uma consultoria ou não, faz uma análise fria do perfil de vocês. Comprovação financeira, educação, experiência profissional, comprovação de relacionamento. Se não for um perfil complicado, com coisas difíceis de explicar, talvez dê pra ir por conta própria.

  5. Edmar disse:

    Olá Rafael,

    Eu e a Beatriz realmente estamos Muuuito na dívida se contratamos ou não uma consultoria. Só pra você ter uma ideia o menor preço de consultoria que eu encontrei aqui em SP foi de R$ 6.000. Tudo bem que eles fazem tudo e te dão até um suporte com documentações depois que já estivermos imigrado.

    Mas enfim, já que nosso perfil é bem parecido com o de vocês, como você avalia a complexidade de fazer por conta? Se pudessem vocês pagariam uma consultoria?

    Valeu e muito obrigado pelas repostas.

    • Rafael Lima disse:

      Edmar,

      Uma coisa bastante importante pra você saber: Ninguém. Absolutamente ninguém vai cuidar do seu processo melhor que você. Independente de escolherem uma consultoria ou não, entendam o processo, avaliem a documentação e principalmente conheçam seu perfil do início ao fim.

      Se vocês tem disposição (e tempo) pra gastar horas e horas a finco buscando informações, perguntando em fórum, lendo o site do CIC a minha opinião é suspeita, afinal nós fizemos sozinhos. rsrs

      E se optar por ir com consultoria procure uma com indicações, que tenham casos de sucesso no processo que vocês estão fazendo. E não olhe apenas as consultorias que estão no Brasil. Conversa com outras como immi-canada, e-visa, etc… todas tem uma presença muito forte na web e com bastante casos de sucesso.

      Boa sorte!

  6. Edmar disse:

    Mai uma vez obrigado Rafa, ajudou bastante a esclarecer as coisas.

    Já demos o primeiro passo, marcamos o IELTS… agora é esperar a prova e a validação pelo WES para fazermos as inscrições.

    Sucesso meu caro.

  7. Leonardo disse:

    Rafael,

    Obrigado pelo Post, ajudou bastante!

    Uma dúvida, quanto tempo demorou desde o cadastro no CIC até a aprovação do processo como um todo? Quero começar todos os tramites, mas minha esposa só se forma na faculdade no final deste ano e portanto, acredito que para ganharmos mais pontos é melhor aplicar após a graduação dela, correto?

    O que eu posso ir adiantando nesse tempo?

    • Paula Mello disse:

      Ola Leonardo! Desculpe a demora…

      Entao, nos levamos uns nove meses desde o cadastro ao final do processo, mas isso porque recebemos o ITA bem rapido, em menos de um mes. Depois de receber o ITA, voces tem 90 dias para mandar os documentos e o processamento leva ate seis meses, por ai ja da pra ter ideia.

      Obrigada pela visita! 🙂

  8. Priscila disse:

    Olá, conheci o blog hoje e estou adorando!
    Tenho uma dúvida que pesquiso em vários lugares e não encontro.

    Sei que a resposta pode ser um “depende”, mas não custa nada tentar né rsrsrs

    Para uma pessoa que atinge por exemplo a nota mínima de corte, qual é o tempo médio de espera após o preenchimento do perfil no EE para receber o ITA? Tem quem ultrapasse 1 ano e precisa reaplicar? Pelas pessoas que vocês conheceram, qual foi o tempo máximo que esperaram?

    Obrigada desde já e parabéns pelo Blog!

    • Paula Mello disse:

      Oi Priscila! Desculpe a demora.

      Sim… depende 🙂
      O EE nao tem um minimo de corte, varia a cada sorteio. Os sorteios acontecem a cada 15 dias, entao se a pessoa tem, por exemplo, mais de 450 pontos, provavelmente em 15 dias ou menos o ITA esta na mao.

      Tem gente esperando ha mais de um ano, se nao me engano o corte minimo estava por volta dos 415 pontos, algo assim. Quem tem menos do que isso esta esperando desde que o EE abriu.

      Obrigada pela visita! 🙂

  9. Marcia disse:

    Olá! Parabens pelo post, muito bem explicado.
    Tenho uma duvida. Se a aplicação de 12 meses do EE expirar, teremos que reaplicar correto? Mas e a questão dos custos? Terá q pagar a imigração algo? Digo dentro do 12 meses, e teria que pagar mais quanto pra reaplicar? Ou só paga pra imigração quando for convidado? Espero que tenha sido clara.Obrigada..

    • Paula Mello disse:

      Ola Marcia!

      Foi clara sim…rsrsrsrs
      Nao ha nenhum pagamento para a imigracao canadense para entrar no pool. Sendo assim, se seu perfil expirar e voce precisar reaplicar, tambem nao precisa pagar nada. E so a partir do momento que voce recebe a Invitation to Apply que tem que pagar a taxa administrativa para a imigracao.

      Obrigada pela visita! 🙂

  10. Marcia disse:

    Olá! Parabens pelo post, muito bem explicado.
    Tenho uma duvida. Se a aplicação de 12 meses do EE expirar, teremos que reaplicar correto? Mas e a questão dos custos? Terá q pagar a imigração algo? Digo dentro do 12 meses, e teria que pagar mais quanto pra reaplicar? Ou só paga pra imigração quando for convidado? Espero que tenha sido clara.Obrigada..

    • Paula Mello disse:

      Oi Marcia!

      Voce so paga a imigracao ao receber o ITA, entao pode aplicar e reaplicar sem custos de imigracao.

      Obrigada pela visita! 🙂

  11. Henrique disse:

    Olá Rafael, posso fazer uma pergunta indiscreta?
    Cara, quanto, fora os valores já citados aí acima… você teve que poupar (em Reais)..eu digo em relação à Moradia, Alimentação enquanto não tem emprego no Canadá.

    Aliás, se puder me dizer quanto poupou em Reais no geral..ficaria feliz rs…

    • Rafael Lima disse:

      Henrique, o quanto você vai precisar poupar, vai depender muito do seu estilo de vida. nós estávamos na vibe de economizar o máximo. Então quando chegamos, ficamos em homestay, mais longe do centro, etc… Estávamos mirando um gasto mensal entre 2 e 2,5 mil dólares. Caso fossemos alugar apartamento perto do centro e mobiliar, seria muito mais caro.

      Muita gente faz isso, mas optamos por manter o gasto no mínimo possível pra maximizar nossa estadia caso tivéssemos problemas pra arrumar emprego.

  12. Felipe disse:

    Olá Rafael e Paula,
    Podem me tirar uma dúvida por favor? Vocês acham importante/necessário que os documentos escolares do casal sejam traduzidos e feito a equivalência, ou apenas do aplicante principal? Pergunto isso para entender se uma vez imigrado para o Canadá os empregadores vão solicitar os documentos escolares do cônjuge que não foi o aplicante principal, ou se esse documento será necessário para alguma outra coisa?
    Obrigado pela atenção!

    • Paula Mello disse:

      Oi Felipe,

      Nós traduzimos e fizemos equivalência apenas do aplicante principal. Chegando aqui, empregadores nunca pediram nada. Vai precisar se eventualmente você quiser fazer uma pós graduação aqui.

      Obrigada pela visita e boa sorte!

  13. Daniel disse:

    Boa tarde! Sensacional blog. Mais um “fan” de vossas informações. Só não entendi as taxas consulares. São as taxas para aplicar para EE? OU para imigrar de uma vez quando estiver no Canadá?

  14. Lidiane de Freitas Pereira disse:

    Boa tarde!

    Como é feito o processo de comprovação de união estável? O que preciso juntar?
    Moramos a 6 anos juntos e estou com essa dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *