Os custos da imigração

Hoje vamos falar de uma das partes mais importantes de qualquer processo de imigração. Os custos. Assim como nós, você sabe que imigrar tem um alto custo, não só financeiro mas emocional, físico e mental também.
Existem muitos custos envolvidos na imigração, mas hoje vamos focar em apenas um. O financeiro! Aquele monstro que amedronta todo aspirante a imigrante. Ele envolve muitas coisas e entre elas estão IELTS, WES, Tradução de documentos, taxas consulares e outros.
Vamos parar de enrolação e vamos ao que interessa. Lembrando que nesse post vamos retratar a nossa situação e esses valores podem não ser os mesmos quando você começar o seu processo. Vamos lá!
IELTS
O IELTS, pra você que ainda não sabe, é um teste de proficiência em inglês, internacionalmente reconhecido e você pode ler mais sobre ele aqui. Ele nos custou R$500,00 por pessoa mais os custos do re-mark do IELTS da Paulinha que foram R$24,10 de Sedex e R$335,00 do remark. Como fizeram a correção da nota e devolveram os R$335,00 o custo total do IELTS ficou em R$1024,10.
Obs.: O valor do IELTS costuma aumentar e a última vez que vimos estava R$800,00.
WES
WES é a sigla para World Education Services. É a instituição que faz a equivalência de diplomas e aqui a Paulinha fala um pouco sobre como foi. Para a equivalência de diplomas tem alguns custos extras, como envio, cartório e tradução de documentos. A WES nos custou R$691,00 mais R$210,00 de FedEX e R$32,00 de reconhecimento de firma em cartório totalizando R$933,00. Não vou falar dos custos de tradução aqui, pois fizemos várias traduções separadas e vou falar delas mais adiante.
Consultoria em imigração
Como falei aqui, utilizamos um serviço de consultoria de imigração. Essa consulta foi bastante útil, mas não é obrigatória e só fizemos por nos sentirmos mais confortáveis sendo “assessorados” de alguma maneira por um especialista. Como os custos dessa consultoria são em dólares canadenses, vou colocar os valores pagos em reais cotados na época de cada consulta. A consulta nos custou R$456,38.
Tradução
Como falei antes, não traduzimos todos os documentos de uma só vez, fomos fazendo de acordo com a necessidade, dado que o valor não ficaria menor por fazer tudo junto. Primeiro traduzimos os documentos para a WES que custaram R$382,00. A segunda remessa de tradução incluia nossa união estável, certidões de nascimento, cartas de empregadores e alguns outros documentos que não me lembro agora e custou R$754,00. A terceira e última leva de documentos custou R$2.210,70 e incluia a comprovação de fundos, certificados da polícia federal, e etc… Tudo isso adicionou aos custos R$3346,70
Exames médicos
Aqui no Rio só encontramos dois médicos credenciados, um em Copacabana e outro em Botafogo. O de Copacabana fazia todos os exames, porém cobrava mais caro (R$685,00 por pessoa). O de botafogo custava R$ 350,00, mas teríamos que fazer os exames (sangue e raio-x) por fora. A vantagem do de Botafogo é que a clinica credenciada que faz o raio-x aceita nosso plano de saúde e o exame de sangue pode ser feito em qualquer laboratório (também pudemos usar o plano). Essa brincadeira soma mais R$700,00.
Taxas consulares
Por último e não menos importante, as taxas da imigração propriamente ditas. Essas taxas dão um total de CAD$1024,00 por pessoa e pagamos no cartão de crédito, dessa maneira adicionando a cotação do dólar do nosso cartão e os 6,38% de IOF. O valor na fatura foi R$6400,00
GCMS notes
São as notas dos oficiais de imigração no seu processo, que pedimos para acompanhar como estava indo nossa documentação. A ansiedade nos fez pedir duas vezes pra ver o status do processo ao longo dos seis meses de espera (sendo a segunda completamente inútil, pois o processo não havia evoluído), num total de 50 dólares americanos, aproximadamente R$ 200,00, se somarmos cotação do cartão e IOF.
Envio dos passaportes
Essa é a parte mais gratificante, afinal, é a parte onde depois de todo processo longo e burocrático você vê aquele visto estampado no passaporte. Para enviar tivemos que desembolsar R$75,00 por passaporte. Isso adiciona mais R$150,00 aos custos.
Quais foram os custos totais?
Somando tudo isso que falei aí em cima com alguns outros custos menores que não listei(reconhecimento de firma, etc) deu aproximadamente R$13.400,00. É uma sensação meio bizarra ver todo esse dinheiro indo embora e você ainda não tem nada concreto. Esses foram os custos que tivemos ainda no Brasil, e quase metade deles foi gasto sem que tivéssemos sequer colocado nosso perfil no CIC. Agora falta todo o resto, ou você achou que tinha acabado? rs
Tem mais?
Pois é, essa é uma pergunta muito pertinente e a resposta pra ela é: SIM!
Além de todos esses custos já citados temos ainda tem os custos “pós-imigração”, que são: passagem aérea, seguro viagem para o tempo que não tivermos acesso a saúde publica, moradia temporária enquanto não estivermos trabalhando… Some a isso tudo os pelo menos CAD$ 15.143,00, que é o mínimo exigido para poder imigrar para o Canadá.
É isso aí meus amigos, estavam achando que saia barato? Não sai não, mas vem com a gente que vai valer a pena. Até a próxima!
Rafael, ficou sensacional o post! O valor final ficou dentro do que tínhamos estimado.
Sem dúvida é muito útil esse detalhamento para quem ainda está começando fazer o planejamento financeiro e se preparar, pois são muitos custos envolvidos.
Lá no nosso blog postei uma planilha com os gastos que já tivemos até o momento https://diariodocasal20.wordpress.com/gastos-com-o-processo/ até para o nosso controle.
Ah, mas deve ser bom demais saber que pelo menos esses custos iniciais chegaram ao fim!
Beijos para os 2!
Muito Obrigado Casal 20!
Vou te falar que fazer esse levantamento dá uma dor… É muito dinheiro saindo com o processo totalmente aberto. Mas graças a Deus deu tudo certo!!
Vi os post no seu blog, provavelmente vai ficar bem parecido com o nosso. Talvez um pouquinho mais caro, mas acho que é por aí mesmo, não dá pra fazer com menos de 12 mil.
Agora é gastar mais com passagem, seguro viagem etc, etc… rsrsrs
Bjs!
Parabéns pelo Post Rafael Lima! Muito informativo e bem elaborado!
Valeu cara!
Rafael, boa noite! Me tira uma dúvida? O fato de você ir com PPR não garante que possa ter acesso à saúde pública de lá não? Pensei que sim…
Juliana, boa noite!
Temos direito ao sistema publico de Ontário sim (OHIP), mas ele tem carência de 3 meses, por isso precisamos de um plano privado. Para termos cobertura caso aconteça alguma coisa nesse período.
Olá Rafael,
Meu marido e eu estamos pensado em imigrar para o Canada com o Express Entry. Gostaria de saber se vocês contrataram algum tipo de Immigration Consulting ou conseguiram fazer todo o processo por conta de vocês. Estamos um pouco receosos de fazermos por conta, porém a custo dessa acessória é bem alta e esta pesando um pouco o nosso bolso já que são tantos gastos nesse processo.
Desde de já agradecemos todas as suas dicas e sugestões. ; )
Oi Beatriz,
Não utilizamos consultoria não. Apenas contratamos uma hora de uma consultora pra nos tirar algumas duvidas (O que é bem mais barato que a consultoria no processo).
Pra decidir se usa uma consultoria ou não, faz uma análise fria do perfil de vocês. Comprovação financeira, educação, experiência profissional, comprovação de relacionamento. Se não for um perfil complicado, com coisas difíceis de explicar, talvez dê pra ir por conta própria.
Olá Rafael,
Eu e a Beatriz realmente estamos Muuuito na dívida se contratamos ou não uma consultoria. Só pra você ter uma ideia o menor preço de consultoria que eu encontrei aqui em SP foi de R$ 6.000. Tudo bem que eles fazem tudo e te dão até um suporte com documentações depois que já estivermos imigrado.
Mas enfim, já que nosso perfil é bem parecido com o de vocês, como você avalia a complexidade de fazer por conta? Se pudessem vocês pagariam uma consultoria?
Valeu e muito obrigado pelas repostas.
Edmar,
Uma coisa bastante importante pra você saber: Ninguém. Absolutamente ninguém vai cuidar do seu processo melhor que você. Independente de escolherem uma consultoria ou não, entendam o processo, avaliem a documentação e principalmente conheçam seu perfil do início ao fim.
Se vocês tem disposição (e tempo) pra gastar horas e horas a finco buscando informações, perguntando em fórum, lendo o site do CIC a minha opinião é suspeita, afinal nós fizemos sozinhos. rsrs
E se optar por ir com consultoria procure uma com indicações, que tenham casos de sucesso no processo que vocês estão fazendo. E não olhe apenas as consultorias que estão no Brasil. Conversa com outras como immi-canada, e-visa, etc… todas tem uma presença muito forte na web e com bastante casos de sucesso.
Boa sorte!
Mai uma vez obrigado Rafa, ajudou bastante a esclarecer as coisas.
Já demos o primeiro passo, marcamos o IELTS… agora é esperar a prova e a validação pelo WES para fazermos as inscrições.
Sucesso meu caro.
Valeu Edmar. Boa sorte no processo. =)
Rafael,
Obrigado pelo Post, ajudou bastante!
Uma dúvida, quanto tempo demorou desde o cadastro no CIC até a aprovação do processo como um todo? Quero começar todos os tramites, mas minha esposa só se forma na faculdade no final deste ano e portanto, acredito que para ganharmos mais pontos é melhor aplicar após a graduação dela, correto?
O que eu posso ir adiantando nesse tempo?
Ola Leonardo! Desculpe a demora…
Entao, nos levamos uns nove meses desde o cadastro ao final do processo, mas isso porque recebemos o ITA bem rapido, em menos de um mes. Depois de receber o ITA, voces tem 90 dias para mandar os documentos e o processamento leva ate seis meses, por ai ja da pra ter ideia.
Obrigada pela visita! 🙂
Olá, conheci o blog hoje e estou adorando!
Tenho uma dúvida que pesquiso em vários lugares e não encontro.
Sei que a resposta pode ser um “depende”, mas não custa nada tentar né rsrsrs
Para uma pessoa que atinge por exemplo a nota mínima de corte, qual é o tempo médio de espera após o preenchimento do perfil no EE para receber o ITA? Tem quem ultrapasse 1 ano e precisa reaplicar? Pelas pessoas que vocês conheceram, qual foi o tempo máximo que esperaram?
Obrigada desde já e parabéns pelo Blog!
Oi Priscila! Desculpe a demora.
Sim… depende 🙂
O EE nao tem um minimo de corte, varia a cada sorteio. Os sorteios acontecem a cada 15 dias, entao se a pessoa tem, por exemplo, mais de 450 pontos, provavelmente em 15 dias ou menos o ITA esta na mao.
Tem gente esperando ha mais de um ano, se nao me engano o corte minimo estava por volta dos 415 pontos, algo assim. Quem tem menos do que isso esta esperando desde que o EE abriu.
Obrigada pela visita! 🙂
Olá! Parabens pelo post, muito bem explicado.
Tenho uma duvida. Se a aplicação de 12 meses do EE expirar, teremos que reaplicar correto? Mas e a questão dos custos? Terá q pagar a imigração algo? Digo dentro do 12 meses, e teria que pagar mais quanto pra reaplicar? Ou só paga pra imigração quando for convidado? Espero que tenha sido clara.Obrigada..
Ola Marcia!
Foi clara sim…rsrsrsrs
Nao ha nenhum pagamento para a imigracao canadense para entrar no pool. Sendo assim, se seu perfil expirar e voce precisar reaplicar, tambem nao precisa pagar nada. E so a partir do momento que voce recebe a Invitation to Apply que tem que pagar a taxa administrativa para a imigracao.
Obrigada pela visita! 🙂
Olá! Parabens pelo post, muito bem explicado.
Tenho uma duvida. Se a aplicação de 12 meses do EE expirar, teremos que reaplicar correto? Mas e a questão dos custos? Terá q pagar a imigração algo? Digo dentro do 12 meses, e teria que pagar mais quanto pra reaplicar? Ou só paga pra imigração quando for convidado? Espero que tenha sido clara.Obrigada..
Oi Marcia!
Voce so paga a imigracao ao receber o ITA, entao pode aplicar e reaplicar sem custos de imigracao.
Obrigada pela visita! 🙂
Olá Rafael, posso fazer uma pergunta indiscreta?
Cara, quanto, fora os valores já citados aí acima… você teve que poupar (em Reais)..eu digo em relação à Moradia, Alimentação enquanto não tem emprego no Canadá.
Aliás, se puder me dizer quanto poupou em Reais no geral..ficaria feliz rs…
Henrique, o quanto você vai precisar poupar, vai depender muito do seu estilo de vida. nós estávamos na vibe de economizar o máximo. Então quando chegamos, ficamos em homestay, mais longe do centro, etc… Estávamos mirando um gasto mensal entre 2 e 2,5 mil dólares. Caso fossemos alugar apartamento perto do centro e mobiliar, seria muito mais caro.
Muita gente faz isso, mas optamos por manter o gasto no mínimo possível pra maximizar nossa estadia caso tivéssemos problemas pra arrumar emprego.
Olá Rafael e Paula,
Podem me tirar uma dúvida por favor? Vocês acham importante/necessário que os documentos escolares do casal sejam traduzidos e feito a equivalência, ou apenas do aplicante principal? Pergunto isso para entender se uma vez imigrado para o Canadá os empregadores vão solicitar os documentos escolares do cônjuge que não foi o aplicante principal, ou se esse documento será necessário para alguma outra coisa?
Obrigado pela atenção!
Oi Felipe,
Nós traduzimos e fizemos equivalência apenas do aplicante principal. Chegando aqui, empregadores nunca pediram nada. Vai precisar se eventualmente você quiser fazer uma pós graduação aqui.
Obrigada pela visita e boa sorte!
Boa tarde! Sensacional blog. Mais um “fan” de vossas informações. Só não entendi as taxas consulares. São as taxas para aplicar para EE? OU para imigrar de uma vez quando estiver no Canadá?
Boa tarde!
Como é feito o processo de comprovação de união estável? O que preciso juntar?
Moramos a 6 anos juntos e estou com essa dúvida.
Olá,
Esses custos que vocês tiveram foram para um casal, certo?
Eu imigraria sozinho, sendo solteiro.
Os gastos seriam cortados pela metade ?