Desistimos!
Bate uma certa tristeza começar a escrever esse post, pois é uma coisa que queríamos muito e que muitos também querem. Ao mesmo tempo, bate aquela sensação de alívio por ter tomado uma decisão difícil, daquelas que só adultos tomam, que tiram um peso das costas, que embora o coração diga que está errado, a mente fica tranquila pois a certeza de que foi a decisão mais racional está lá, mesmo que às vezes abalada.
Foram muitas as razões que nos fizeram desistir do PNP de Ontário, muito mais que as que eu já listei aqui.
O dia em que tomamos a decisão, foi um dia difícil, de pouca produtividade no trabalho. A noite então, nem se fala. Estávamos cansados de toda aquela discussão, de todos os argumentos repetidos e de todas as opções parecerem certas. Como pode? Tinhamos duas opções, e as duas faziam tanto sentido. Por que é tão difícil? Mas ainda assim, apesar de tudo, não nos deixamos vencer pelo cansaço, pela dor de cabeça, pelo sono, e fomos até o fim. Tomamos a decisão.
Poxa Rafael, tanta gente querendo um PNP e vocês recusando?
Pois é. Já pensei assim também. Quem é louco de recusar uma chance tão boa de imigração? Será que é tão boa assim? Por que eles queriam 2500 pessoas e quase um ano depois não conseguiram e continuam enviando convites?
Nada é tão simples quanto a gente pensa, definitivamente nada é tão fácil quanto parece.
Em outro post fiz uma estimativa de valor – aproximadamente R$ 5300,00 – óbvio que estava otimista. Fazendo os cálculos com mais calma chegamos a algo perto de R$ 7000,00, que não é um valor baixo.
Convertendo esse valor para dólares canadenses e subtraindo do total que temos, ficaríamos muito próximos do limite mínimo que o Canadá exige para um casal, e com isso perderíamos totalmente a flexibilidade que temos em relação a câmbio, logo, se a pontuação cair e recebermos um ITA não poderíamos aplicar, pois pagando os CAD$ 2048,00 do EE teríamos menos que o necessário para comprovação.
Isso significaria apostar tudo em Ontário, que tem um tempo de processamento extremamente longo, e sinceramente? – aqui vai minha opinião. Você tem todo o direito de discordar, mas não vai mudá-la – Eles parecem não estar nem aí pra quem está aplicando, parecem só querer o dinheiro da aplicação e vão te enrolar o máximo que conseguirem. O Canadá é um país lindo, onde as coisas realmente funcionam, é seguro e todos esperamos conseguir uma boa qualidade de vida lá, mas não existe essa coisa de “O Canadá precisa de você!”. A imigração é uma indústria, das bem lucrativas, e em troca da sua ajuda para expandir eles vão te dar o “direito” de trabalhar e pagar impostos, e até desfrutar de tudo que eles construíram ao longo do tempo. Não estou falando que isso é ruim – seria um idiota se falasse -, this is economy, stupid!
Então basicamente não acho que, nas condições atuais da nossa economia, nossa situação financeira e a situação do OINP valha a pena apostar tanto nele. Queremos sim ajudar a expandir a indústria da imigração, mas vamos fazer isso da maneira mais racional possível, afinal, estamos falando do nosso futuro e essa história de “quem não arrisca não petisca” não vai colar aqui.
O Ponto mais importante é que analisando os números e conversando com pessoas em fóruns e grupos de imigração aqui de terra brasilis e lá de terras distantes, lendo opiniões de consultores de imigração e até mesmo pessoas do CIC a impressão é que a pontuação vai cair. É só questão de tempo.
Poderia ser diferente?
Com certeza. Se nossa pontuação fosse menor que 450, mesmo que por um ponto, não teríamos pensado duas vezes, aqueles 7 mil tinham ido pra jogo. O motivo é muito simples. Até hoje nunca teve um draw com pontuação mais baixa que essa e por mais que a maioria ache que vai cair, não tem dados que comprovem que isso é possível.
Enfim pessoal, é isso. Não vamos aplicar para o OINP, e com isso as postagens aqui vão ficar mais esparsas. Vamos tentando tirar o atraso de alguns assuntos da época do intercâmbio (quem liga pra cronologia?) e de alguns sobre a documentação para o EE.
Não deixem de acompanhar. Assim que tivermos novidades sobre o processo vocês serão os primeiros a saber.
Até a próxima.
Com a pontuação de vocês eu recusaria também!
Acho que foi uma decisão muto certa e pé no chão, mas imagino o estress que tenha causado.
Parabéns!
Obrigada Itinha! Acabou que, no fim das contas, foi o melhor que fizemos! 🙂
Pois teria acontecido exatamente isso, a pontuação caiu e recebemos o ITA dias depois. Não teríamos grana pra aplicar e aí sim arrancaríamos os cabelos! Rsrsrsrrsrs
Olaaa!!!
Voce sabe me dizer se eu continuo no pool do EE mesmo aceitando o convite de uma provincia?? Estou super em duvida sobre esse processo provincial. Recebi o convite e nao sei o que fazer…
Oi, Julie. Qual a sua pontuação? o draw de hj foi de 415.
Oi Julie!
Parabéns pelo convite!
Infelizmente, ao aceitar o convite você está fora do pool. Isso ocorre somente a partir do momento que seus documentos são entregues à província e a taxa de aplicação é paga.
Obrigada pela visita e volte sempre que quiser. 🙂
Olá, queridos! Recebemos o convite tb, mas nao sabemos como negar! E agora?
Oi Alice,
Que bom! Se estão negando é porque tem coisa melhor ainda por ai! 🙂
Na nossa época, era só deixar o prazo de envio dos documentos passar, não tinha uma opção de rejeitar. Não sei se ainda é assim.
Obrigada pela visita e boa sorte no projeto!