Documentos necessários para o processo de landing como residente permanente

O landing como residente permanente é um momento com o qual todo imigrante sonha. Depois de tanto esforço, economia, angústia e lágrimas, essa é a hora em que tudo começa a valer a pena. Porém, mesmo com todo o clima de “já ganhou”, esta não deixa de ser uma etapa do processo e deve ser tratada com seriedade. Uma das maiores dúvidas que surge nessa hora é “Que documentos levar?”. Pois é amigos, nós passamos por isso há dois meses atrás, e estamos aqui pra contar pra vocês.

COPR – Confirmation  of Permanent Residence

Este é o principal documento que alguém precisa ter pra fazer o landing como residente permanente. Você leva duas vias, uma com foto e uma sem. Você recebe este documento quando seu pacote volta pro consulado, após ter enviado o que precisa pro PPR (passport request). Na hora do landing, o oficial vai preencher as duas vias e pedir a você pra assinar. A que estiver sem foto é sua. Guarde muito bem esse documento, tanto antes quanto depois do landing. Não temos ideia de como é o processo caso estrague, se perca ou extravie. Você depende desse pedaço de papel pra muita coisa, inclusive depois que já está morando no Canadá.

Seu passaporte

Bem óbvio esse aqui hehe. Vale dizer que tem que ser o mesmo passaporte com o qual você aplicou, então procure não aplicar pro visto com passaporte de validade curta. Você vai precisar de no mínimo 6 meses de validade pra enviar após o PPR, mas como entre receber o passaporte e vir pro Canadá vão uns meses, o ideal é prestar atenção na validade antes mesmo de aplicar: menos de um ano, melhor providenciar outro passaporte antes de inscrever seu perfil no MyCic.

Lista com bens que você está levando

O CIC vai colocar nas instruções que vêm com seu COPR a necessidade de um documento que lista tudo que você está levando na viagem com você e os bens que virão depois, se for o caso. Nós levamos conosco, em três caixas, uma mala e 4 mochilas absolutamente todas as nossas coisas, então não precisamos preencher dois formulários (goods accompanying e goods to follow). Pra ficar mais fácil, separamos os bens em grupos maiores (roupas, eletrônicos, objetos de cozinha etc) e detalhamos apenas os mais caros, como máquinas fotográficas, notebooks, joias etc. Colocamos número de série em todos os eletrônicos e tiramos foto de todas as jóias, conforme solicitado pelo CIC. O oficial do landing nos disse que este documento só seria necessário ao recolher a bagagem (o que é feito após o procedimento do landing, quando você sai pra pegar suas malas). Após pegar toda sua bagagem, quase na saída da área de bagagem, pergunte pelo local correto para entregar estes formulários e pegue a assinatura do oficial responsável. Ele nos disse que o mais importante seria se quiséssemos importar algo depois, que se vem tudo com a gente nem era tão importante assim. Mas é melhor ter.

Versão impressa de todos os documentos enviados pro EE e comprovação de fundos atualizada

A comprovação de fundos é realmente necessária. Todos os documentos que você mandou pra sua comprovação de fundos precisam estar atualizados e com você. A chance do oficial de imigração pedir é pequena, mas existe. Levar os outros documentos originais do processo com você é uma boa prática a ser seguida, pois o oficial pode pedir pra ver o que quiser quando quiser, até mesmo seu celular e seu computador. De toda forma, é recomendado manter a documentação toda com você por pelo menos 7 anos, então já que vai levar mesmo, não custa levar na mala de mão pra ter os documentos com você se necessário.

É isso galera! Voltaremos em breve =)

(agora em breve de verdade)

Paula Mello

Analista de Projetos de TI, formada em Analise de Sistemas e Publicidade, técnica em Meio Ambiente, estudante por curiosidade eterna, cervejeira por amor ao hobby, louca por fotografia, dança, livros, chocolate, viagens, virar a mesa, se perder pra depois se reencontrar, diferente, de novo.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Carolina Reis disse:

    olá Paula tudo bem, estou no processo de pesquisa sobre o Canadá e estou lendo seus post, me diz uma coisa vc aplicou o landing logo que vc chega ou um tempo depois?? Moro em São Paulo com meu marido e minha filha e estamos querendo ir embora de vez, será que vc consegue nos esclarecer, desde já muito obrigada.

    • Paula Mello disse:

      Oi Carolina,

      O landing e justamente o processo de chegada. O oficial de fronteira vai examinar os seus documentos antes de autorizar a sua entrada no pais. Entao sim, e logo que chega.

      Obrigada pela visita! 🙂

  2. Denis Gois disse:

    Tudo bem Paula?
    Eu e minha família iremos chegar em Toronto no dia 25/07, muito obrigado por compartilhar a sua experiência.
    No seu post você diz que levou 3 caixas, eu e minha esposa estavamos pensando em usar caixas também, uma vez que não usariamos tantas malas depois.
    Se importaria de dizer como são as suas caixas e onde as comprou? E se o transporte foi tudo bem até o lugar onde iriam ficar no Canada?

    Muito obrigado,
    Denis.

    • Paula Mello disse:

      Oi Denis!

      Espero que a resposta ainda ajude… depois de muito pesquisar, comprei numa fábrica de caixas em Irajá que achei na internet. Saiu metade do preço das caixas da Kalunga, onde a maioria das pessoas compra. Vale a pena pesquisar.
      Quanto a chegar bem, chegaram sim, tudo em ordem. Forramos todas com plástico bolha, embalamos com filme, identificamos direitinho e colocamos adesivo de frágil. O transporte no aeroporto não foi tão ruim, mas marido que teve que levantar elas da esteira porque eu não aguentei. Usamos dois carrinhos comuns de aereporto e foi suficiente pra nós.

      Obrigada pela visita e muito boa sorte pra vocês aqui no Canadá! 🙂

  3. Daniel disse:

    Oi, Paula, tudo bem?
    Me diga uma coisa. Para a comprovação de fundos no landing, você levou a comprovação de fundos que estão no Brasil, mesmo? Ou precisou transferir para conta no Canadá ou levar contigo?
    Obrigado!

    • Paula Mello disse:

      Oi Daniel,

      Levei a comprovação do Brasil mesmo. Tínhamos alguns dólares conosco (suficientes pra dois meses) e o resto foi extrato atualizado das contas no Brasil. Nào traduzi, mas estava levando comigo todos os papeis que mandei pro CIC (que continham versões traduzidas dos extratos de meses atrás). Nào pediram, mas sempre bom ter.

      Obrigada pela visita! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *