Série: em busca do primeiro emprego – parte 1

A primeira pergunta que todo mundo faz quando a gente fala que vai pro Canadá é: “Mas vocês tem emprego?”. Sei que não é por maldade, mas chega a ser chato. A resposta pra essa pergunta infelizmente é NÃO, NÃO temos emprego. AINDA!

A boa notícia é que vamos documentar aqui tudo o que estamos fazendo pra achar nosso tão sonhado emprego canadense.

Por onde começar a buscar seu primeiro emprego?

Vamos começar definindo um objetivo. Vai buscar um emprego na sua área ou vai pra o que eles chamam de “survival job”? Sua estratégia muda de acordo com o tipo de emprego que você pretende buscar. Aqui, vamos nos ater aos empregos “qualificados”, pois nossa ideia é buscar emprego na nossa área primeiro.

Pra começar o inglês precisa estar afiado, porque não pega bem você cometer um erro grosseiro na língua. A maioria das vagas que vimos deixa bem claro o que eles precisam na descrição, e na lista está “excellent communication skills”. Pra nossa sorte alguém aqui tem um CLB-9 que foi quase um 10, então estamos garantidos na revisão. =)

Comece criando um perfil nos sites de emprego de lá. Vou começar pelo monster.ca e o LinkedIn, que são as opções que estou usando até agora. Você vai ver muita gente indicando também o indeed e o workopolis, e eu, até agora, não indico o uso deles. O indeed porque tem muito scam (fraude) e o Workopolis eu achei muito bugado, e simplesmente não tenho paciência com isso. rsrs

O LinkedIn é uma rede social profissional e eu já conhecia, inclusive já fui contratado (no Brasil é claro) mais de uma vez por empresas que me acharam lá, então, recomendo bastante. O Monster também é muito bom, e tem um recurso muito bacana quando você cadastra seu resumé (acho que só o primeiro) que é uma avaliação gratuita feita por um profissional. Claro que depois ele vai tentar te vender o serviço dele, mas você não é obrigado a aceitar nenhuma oferta.

Cover Letter

No Canadá é praticamente obrigatório você mandar junto com seu resumé uma cartinha falando de você e mostrando pro recrutador o motivo pelo qual você deve ser considerado para a vaga em questão. Os sites de emprego normalmente tem um campo pra você colocar sua cover letter, e quando mando meu currículo direto pro recrutador, coloco a cover letter no corpo do email.

Minha cover letter é um modelo que tem no Monster, que alteramos pra adicionar minhas informações profissionais e deixar com menos cara de modelo pronto.

É importante lembrar que no Canadá você não pode deve mandar o mesmo currículo/cover letter para todas as vagas de emprego, então prepare uma versão genérica tanto do currículo quanto da cover letter com todas as informações possíveis e na hora de aplicar pra alguma vaga de emprego você remove o que não se aplica àquela vaga e pronto.

Mantenha um registro das vagas de emprego que você se candidatou com a descrição da vaga, o currículo e a cover letter que você mandou pra não se perder, e caso alguém entre em contato com você fica mais fácil lembrar de qual emprego se trata.

Como saber se a empresa é boa?

Aqui no Brasil, quando procuro emprego ou recebo algum contato de um recrutador pergunto as pessoas que conheço se alguém sabe alguma coisa sobre a empresa e busco informações sobre a empresa na internet. Como a rede de contatos de um imigrante recém chegado provavelmente vai ser pequena, o único recurso é a internet.

No Brasil uso o Love mondays, e pra buscar as empresas no Canadá (fora dele também) a melhor opção até agora é o glassdoor. Nesses sites você consegue ver avaliações de quem já trabalhou, os salários que esses profissionais ganhavam etc… As vezes você dá a sorte de ter reviews e salários da mesma vaga de emprego que você está buscando, mas isso não é regra, pois são ferramentas colaborativas então às vezes você procura uma empresa e não tem informação nenhuma.

E os resultados?

Ainda é cedo pra dizer, pois acabamos de começar nossa busca por emprego no Canadá e apliquei pra 2 ou 3 vagas apenas, mas no Monster dá pra ver quantas vezes seu resumé foi visto e em dois dias foram mais de 40 visualizações. Acho que é uma boa média. E no LinkedIn fui contactado por um recrutador para uma vaga de emprego temporária (6 meses) no Scotiabank como desenvolvedor sênior.

Infelizmente para essa vaga, a necessidade era pra contratação imediata, e a gente só chega lá no fim de dezembro, então não foi dessa vez.

O post já está ficando grande, então vou encerrar essa primeira parte por aqui. Ainda vamos escrever sobre os tipos de currículo e dicas pra fazer um currículo eficaz, mas vai ficar pra próxima.

E você? Tem alguma dica? Deixe aí embaixo nos comentários e até a próxima!

Próximos posts da série:

Rafael Lima

Analista de sistemas, cervejeiro, fissurado por tecnologia, política, viagens e é claro, pelo Canadá!

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Casal 20 disse:

    Realmente, só nós imigrantes sabemos o quanto sofremos com essa pergunta né? E as caras de assustados ao perguntar “Mas vocês vão sem emprego?” e quando dizemos que ainda não temos emprego e eles querem nos internar?? Rsss

    Adoramos as dicas para buscar o primeiro emprego!! Tenho certeza que vocês vão conseguir logo logo, são muito guerreiros!

    Continuem compartilhando tudo por aqui! Ansiosos pelos próximos posts! =)

    Beijos

    • Rafael Lima disse:

      Pois é Casal 20, Acho que as pessoas nem pensam no peso que essa pergunta tem, e no quanto é chato ter que responder a mesma coisa inúmeras vezes. Mas em breve a gente vai poder responder com um SIM bem grande. rsrs

      Beijos e até a próxima! =)

  2. Tiago disse:

    Pelo que estou vendo aqui em Vancouver, Indeed é um dos mais utilizados. Não acho que tenha scam ou que não seja confiável. Inclusive meu emprego consegui por lá.

    • Rafael Lima disse:

      Obrigado por relatar seu sucesso com o indeed Tiago! =)

      Quando comecei a pesquisar, vi muita gente reclamando de scams por lá ou que a maioria dos empregos era entry level e como esse não é meu foco ainda, cortei logo.

      Abraço.

  3. PlanoAcanada disse:

    Vocês como sempre com ótimas dicas!! Valeu!
    E não fique nervoso com a pergunta, “você tem emprego?” Pra quem esta indo com filhos a cara de espanto é ainda maior! kkkkk Faz parte do processo!!
    Torcendo para good news soon!
    Abraços
    Marina

    • Rafael Lima disse:

      Fico imaginando a cara de quem faz essa pergunta pra quem vai com filhos. Deve ser engraçado de assistir. rsrs

      Abraços e até breve. =)

  4. Roberto disse:

    Rafael e Paula, parabéns pelos posts! Muito conteúdo e muita qualidade nas informações!
    Estou começando agora a saga de pesquisa e colheita de informações para me preparar para aplicar no próximo ano, com certeza vão me ajudar bastante!
    Boa sorte na busca pelos jobs! Certeza que logo serão premiados! Aliás, a área de TI me pareceu ter bastante procura por lá! Grande abraço!

  5. Livania Gutierrez disse:

    Já começo pedindo desculpas, pois fiz a tão temida pergunta ( vcs ja tem emprego) em um outro post. Mas não foi por mal, a intenção era saber se precisava já está empregado para conseguir o visto.
    No mais, parabéns pelo blog, é o mais completo que ja encontrei. Sucesso ao casal!

    • Paula Mello disse:

      Sem problemas! Nós já estamos empregados e felizes hehe
      Não precisa estar empregado pra conseguir o visto pelo EE.

      Obrigada pela visita e volte sempre que quiser =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *