Fizemos os exames médicos

exames-medicos

Rafael Lima

Analista de sistemas, cervejeiro, fissurado por tecnologia, política, viagens e é claro, pelo Canadá!

Você pode gostar de...

41 Respostas

  1. Damille disse:

    Opa, já estava ansiosa por post novo!! =)
    Sei que ainda tá meio longe para que eu possa fazer os exames médios, mas fiquei com algumas dúvidas.
    1) Para fazer o exame up-front precisa de alguma documentação ou é só falar na clínica que deseja fazer exame médico para imigrar para o Canadá?
    2) A foto digital foi exigência da clínica onde vcs fizeram ou é do processo do EE? Tem no CIC ou em algum e-mail que vcs receberam o formato que deve ter a foto? (é que ainda nao tinha ouvido falar sobre isso)
    3) Quais os tipos de exames de sangue que eles pedem? Colesterol? Hepatite? Hemograma?

    Ainda não fiz os exames, mas já liguei para a clínica do médico da minha cidade e sei que ele não aceita que faça o raio-x e exames em outra clínica diferente da dela e não aceita o nosso plano de saúde. =( E lá se vai mais $$$$

    Continuem contanto TUDOOO pois tô daqui estudando pro IELTS e na folga pesquisando sobre as próximas etapas, sabem bem como é né?

    • Rafael Lima disse:

      Tudo Bem Damille?

      Longe?? Não mesmo! Esse tempo passa mais rápido que você imagina. =)

      Respondendo suas perguntas:
      1) Só avisamos na hora de marcar a consulta.
      2) A foto foi exigência do médico, sem formato muito específico. Ele disse que podia ser qualquer foto para documento. 3X4, 5X7 etc… Para o EE o CIC exige uma foto também, num formato muito mais específico, quando você chega na parte de fazer upload dos documentos eles dizem isso.
      3) Os exames laboratoriais são os seguintes:
      – Sangue – sorologia para sífilis (VDRL) e HIV;
      – Urina EAS;

      Bom, é isso. Continue nos acompanhando que em breve tem mais!

  2. Celene disse:

    Oi Rafael,

    Em qual clínica vcs fizeram o raio-x ??? Queria saber se aceita meu plano.

    Grata,
    Celene.

  3. Evelyn Andrade disse:

    Olá, tudo bem?
    Excelente post, to tirando o visto sozinha e é exatamente o que eu estava procurando.
    Só uma dúvida, você disse que os exames de urina e sangue podem ser feitos em qualquer laboratório de qualidade. Qual no Rio é considerado de qualidade? Onde vocês fizeram?
    Obrigada

    • Rafael Lima disse:

      Olá Evelyn,

      Que bom que gostou do Post! =)

      Nossos exames fizemos no Sergio Franco. Aqui no Rio, os maiores normalmente são melhores. ex.: Sergio Franco, Labs A+, Lâmina etc..

  4. Lu disse:

    Ola tudo bem? já realizei meus exames, quanto tempo demora em média para saber se somos aprovados ou nào? no site do consulado está dizendo ate 9 semanas, o medico disse que com os exames sendo enviados demora menos, quanto tempo demorou o de vcs?

    • Rafael Lima disse:

      Oi Lu, tudo ótimo!

      No nosso caso, 10 dias depois que finalizamos a aplicação recebemos a notificação de que os exames médicos haviam sido aprovados.

  5. Nathalia disse:

    Olá tudo bem?

    O prazo do CIC hoje é de 10 semanas. Você sabe dizer se desempatado inclui o tempo de resposta dos exames médicos? Depois desse prazo seria só o prazo de enviar o passaporte para o VAC?

    Você acha que compensa fazer os exames médicos antes??

    Quando vocês aplicaram o CIC estaba projetando quantas semanas?? E com quantas semanas eles retornaram solicitando o exame médico?

    Desculpa a enxurrada de pergunta

    Obrigada

    • Rafael Lima disse:

      Oi Nathalia, tudo bem?

      Você está falando de qual tipo de visto? Pelas perguntas me parece ser o visto de estudos. Se for isso, não sei te dizer, pois nosso processo foi o Express Entry, onde eles nem fazem o pedido dos exames, tem que fazer up-front mesmo.

      Esse post mostra como foi toda a nossa timeline durante o processo.

      Espero que tenha ajudado.

  6. João Victor disse:

    Depois dos exames médicos,ainda existe outro processo para o visto ser aprovado ? Se não,quanto tempo dura os resultados.

  7. Adriano disse:

    Boa tarde Rafael,
    Estou no processo de residência permanente através do Manitoba provincia nominee há 9 meses (desde que o CIC recebeu meus documentos) .Continuo aguardando o pedido de exames médicos. Não estou pelo Express Entry. Vc acha que seria válido em meu caso fazer os exames upfront?
    Abrçs

  8. Leonardo Herculano disse:

    Oi, tudo bom? Foi-me solicitado pela embaixada canadense esses exames. Eu fiz semana passada e queria muito saber como sei se o visto foi aceito e quanto tempo demora pro passaporte chegar após os esses exames? Muito obrigado!!!

    • Rafael Lima disse:

      Leonardo, pelo que você falou entendo que você está solicitando visto pra estudo, certo?

      Nesse caso, nosso processo é diferente pois para o Express Entry não existe solicitação de exames, você tem que fazer eles antes de finalizar a documentação. E isso é feito no começo do processo. Se você quiser saber um pouco mais sobre o tempo do nosso processo, escrevemos sobre ele nesse post.

    • Mariana disse:

      Oi Leonardo quanto tempo levou para sair seu visto a partir dos exames feitos? Fiz o meu exame na semana passada. Pior que minhas aulas começam dia 10 de abril. Estou querendo comprar as passagens mas esta complicado. Nao sei o prazo.

  9. Gustavo Caetano disse:

    Olá, Rafael. Parabéns pela incrível e inspiradora timeline.
    Minha dúvida agora é a seguinte. Recebi minha ITA semana passada e já to reunindo os últimos documentos p aplicação.
    Qdo devo fazer os exames? Preciso aguardar um pedido do CIC ou simplesmente já agendo c um médico em Brasília (moro em Goiás)? Se puder já ligo agora p marcar tudo!
    Era isso.

    • Rafael Lima disse:

      Gustavo,

      os exames para o EE tem que ser feitos up-front. Sem eles não é possível finalizar a aplicação. Só lembra de avisar isso pro médico na hora de marcar a consulta.

      abraços.

  10. Mari disse:

    Pessoal, fiquei com uma dúvida sobre o exame médico.
    Quando vcs dizem que ele deve ser feito “up front” é antes mesmo de colocar o perfil no CIC?
    Tinha entendido isso, mas li um comentário aqui mesmo falando que a pessoa recebeu o ITA e não tinha feito o exame médico ainda.
    Poderiam me explicar melhor?
    Muito obrigada! O blog de vcs me ajuda demais!

    • Rafael Lima disse:

      Oi Mari,

      Up front significa antes de receber o pedido. De qualquer forma, só pode ser feito depois de ter recebido o ITA e antes de finalizar o envio dos documentos, pois o upload do exame é obrigatório.

      Em outras palavras, no EE você não recebe pedido de exames, então, depois de receber o ITA você faz e submete no perfil do MyCIC.

      Espero que tenha ficado um pouco mais claro. =)

  11. kethle sousa disse:

    ola boa tarde , me tire uma duvida sou beneficiaria de asilo politico recebi um email do copnsulado ameriucano hoje dia 06/04 me informando que minha entrevista foi marcada para o dia 18/04 porem nao achei dia disponivel pra fazer os exames antes da data da entrevista será que poeria ser feito depois da entrevista ? desde ja agradeço .

  12. Oi! Parabéns pelo site. As informações estão ótimas.
    Onde vocês tiraram a foto de acordo com as diretrizes do CIC?

    • Paula Mello disse:

      Oi Peter!

      Isso foi uma novela! Rafa tirou na zona sul do Rio, onde tinha um local que era especializado em fotos para a imigração canadense, pasme. Como só tinha esse local, ele pagou muito caro nas fotos. Eu tirei numa loja de Xerox perto de casa mesmo, foi baratinho. Porém, eu tive que fazer todo o trabalho de enquadramento e os cálculos baseados nas medidas do CIC (até régua eu usei pra fazer regra de 3 da tela da camera dela kkkkk), pois a pessoa não tinha ideia de como fazer. Pensamos em fazer em casa, mas como não podia ter sombra, achamos melhor não arriscar. As duas fotos (a profissional carissima e a improvisada baratinha) foram aprovadas!

      Obrigada pela visita e volte sempre que quiser. 🙂

  13. Lara disse:

    Paula e Rafael, boa tarde ! Depois de quantas semanas vocês receberam o retorno do consulado ? Pois estou na nona semana de aguardo e até agora nada. Aplicamos online e gostaríamos de saber se o de vocês também demorou.
    Obrigada !

  14. Lorena disse:

    Uma dúvida feia…Esse exame pega toxicológico? Sabe dizer?
    Obrigada e espero em breve imigrar.

    • Rafael Lima disse:

      Lorena,

      Não sou especialista nesse assunto, mas é um exame de sangue completo, logo, imagino que pegue sim. Se eles reprovam por isso, aí é outra história, não sei dizer.

  15. Lorena disse:

    Obrigada Rafael, to indo com um grupo e quem reprovar já saberá o motivo!
    Obrigada.

  16. Daniel disse:

    Fiz o processo pelo site para solicitar visto de estudante. Já enviamos e pagamos as taxas. Ocorre que decidi adiantar os meus exames médicos pois posso não estar na cidade que há medico credenciado quando solicitarem.

    Pergunta: como eu envio o relatório que o médico me deu? Ele entregou e-medical e disse que preciso submeter o mais rápido possível para que não façam a solicitação e eu tenha que fazer o exame novamente .
    Já porcurei tudo no site e não sei como enviar.
    Poderiam me dizer o passo a passo?
    Obrigado

  17. Ana Paula disse:

    OLá!! Muito legal seu blog.
    Gostaria de saber seu plano reembolsou parte dessa taxa de perícia.
    Pq para mim parece mais uma taxa que essa clínica inventou só para ganhar dinheiro. E normalmente o plano saca isso.
    Vou tentar pedir reembolso tmb. Minha consulta será só semana que vem, mas já estou vendo que eles vão me cobrar isso ai.

    • Paula Mello disse:

      Oi Ana Paula. Infelizmente, a taxa de pericia nao foi reembolsada. Porem, conseguimos reembolso parcial do valor da consulta e os exames foram todos cobertos pelo plano. Vale a pena tentar. Nao esqueça de pedir as notas fiscais de tudo. Obrigada pela visita e boa sorte!

  18. Ana disse:

    Obrigada pelo retorno ! Deu tudo certo recebi meu visto.
    Mas não vou nem pedir o reembolso da perícia ao plano 🙁

  19. Flavia disse:

    Oi, vc me tira uma dúvida? Fiz upfront como vc, com o mesmo médico. Hj ele me mandou o comprovante de inserção no sistema (meu, marido e filhos), mas fiquei na dúvida se eu tenho que fazer alguma coisa com essa informação ou se é automaticamente associado a minha aplicação. Como foi contigo?

    • Paula Mello disse:

      Se não me engano: faz upload disso no sistema do CIC. Mas não tenho certeza tb… 🙁
      Se quiser, envia por precaução. Mas se ele te disse que não precisa, então pode confiar. Ele faz isso ha 30 anos rsrs

  20. caio uechi disse:

    Lindo. Fiz os exames e ja recebi os resultados dos mesmos. Queria saber agora quanto tempo demorou para a migração te dar o visto.

  21. Naiandra disse:

    Olá! Primeiramente parabéns pelo site e muito obrigada por compartilhar as informações. Ajuda muito a gente que tá no meio do processo.
    Assim, gostaria também aproveitar e fazer 2 perguntas:
    1 – Eu recebi recentemente o ITA e já agendei o up front exam. Sei que após o exame o médico me enviará um documento que eu preciso anexar no meu processo. Mas queria saber se o Médico também precisa fazer algo no sistema? Ele também precisa preencher algo? Fiquei meio assim porque a primeira vez que liguei agendando eles queriam que eu informasse se era para trabalho, turismo ou estudo e pareceram não entender muito bem quando eu disse que era pro ITA. O exame de sangue realizado é completo? avaliam hemograma, TSH e glicose também, por exemplo?

    2. Essa foto digital entra em qual etapa? Na clinica apenas pediram para eu levar 2 fotos 3×4. Esse procedimento está correto? ou deveriam ter pedido uma foto digital também? tenho medo que, mesmo sendo clinica credenciada, eles acabem se confundindo.

    Muito Obrigada desde já!

  22. Jakelynne disse:

    Olá! Me ajudem com uma dúvida?
    Estou fazendo meu processo de visto sozinha online. Quanto ao anexo dos exames médicos vcs sabem dizer se no processo online sou eu mesmo quem anexo ou ele vai direto para o consulado? Pois há o espaço para anexar mas não há um requerimento… e acredito que só consigo efetuar o pagamento depois de anexado… estou MUITO confusa e quase apelando por pagar uma agência… por favor se souberem a resposta me ajudará muito! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *