GCMS notes – O que é e como solicitar

Quem está no processo de imigração sabe como é chato ficar semanas sem nenhuma atualização. Por isso vou falar sobre o GCMS e como ele pode ajudar pessoas que, assim como nós não aguentam a ansiedade da espera por um pouquinho de informação.
O que é?
GCMS Notes é um documento que mostra todos as anotações que foram feitas pelos oficiais durante os passos do seu processo de visto (qualquer tipo) até o momento da confecção do documento.
No nosso caso, pudemos ver (aliviados) que estava tudo OK com o nosso processo até agora. Já tinham checado os recursos financeiros, os NOC’s e as comprovações de experiência de trabalho – que em nosso entendimento eram as partes mais críticas e está faltando apenas o Security Check.
No GCMS tem um campo chamado Due Date que teoricamente é a data em que eles deveriam dar andamento ao seu processo, ou seja, passar para outro Visa Office, fazer alguma checagem ou pedir algum documento. Digo teoricamente porque o nosso GCMS chegou no dia 05/06/2016 e a Due Date era 29/05/2016. Como não mudou nada no MyCic, presumimos que está atrasado. A parte boa é que, ao que parece, falta apenas uma etapa de segurança (em que veremos mudar o status do nosso background check para In Progress, segundo relatos de outros candidatos pelo EE-FSW) para que nós recebamos nosso PPR.
É importante frisar que esse documento também serve para os casos de visto negado (normalmente chamado também de ATIP), dado que as anotações dos oficiais que olharam seu processo fazem parte dele. Então, se você teve um visto negado e quer aplicar novamente minha sugestão é: peça as GCMS Notes, pois nelas vai ter mais detalhes sobre a causa da negativa e você pode trabalhar nesse ponto em específico para aumentar suas chances de ter o próximo pedido aprovado.
Ok, eu sei que quando negam o visto eles dão uma justificativa, mas as vezes ela bastante genérica e não diz muita coisa.
Como solicitar o GCMS?
Esse documento apenas pode ser solicitado por uma pessoa – física ou juridica – residente no Canadá. Se esse é o seu caso, parabéns! É só acessar esse site, seguir as instruções e esperar o prazo, que se não me engano é de 30 dias. Como nada nessa vida é de graça, existe uma taxa de CAD$5,00 que deve ser paga para obter seu GCMS.
Se você, assim como nós, não reside no Canadá, a única opção é contratar os serviços de uma empresa especializada em solicitar as GCMS Notes. Nesse caso a taxa fica mais alta, afinal, there’s no free lunch!
Nós utilizamos a empresa VisaFile e o custo em dólares americanos foi de $25,00. A solicitação é bem simples, basta preencher um formulário do site, pagar a taxa e aguardar o email com o restante das instruções, que se resumem a mandar pra eles uma autorização assinada por você e seu cônjuge, se for o caso.
Existem outras empresas que prestam esse serviço e no geral o preço varia alguns dólares pra cima ou pra baixo e nós escolhemos essa pois vimos algumas boas recomendações em alguns fóruns.
E você? Já solicitou seu GCMS alguma vez? Conta pra gente como foi aí nos comentários! =)
Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado desse post e até o próximo!
Muito bom saber que existe essa opção para acalmar a nossa ansiedade! Não conhecia, achei o máximo!
Tá cada dia mais pertinho, logo logo vcs recebem o passaporte com o PR de vcs, vc vai ver!
Beijos
Casal 20, estamos contando os segundos pra ver esse PR. rsrs
Primeiramente, parabéns Rafa e Paulinha! Estamos mto felizes por vocês, PPR a qualquer momento agora hein! E foi um grande alivio saber dessa possibilidade! No meu grupo do whatsapp com os indianos no Canada Visa, eles sempre mencionaram as GCMS notes mas nunca tinha tido a curiosidade de pesquisar para saber o que era… To doida para chegar logo o dia 24/06 para solicitarmos as nossas também! Obrigada pela dica, vcs sao demais!
Torontonian,
Torcendo aqui pras notes de vocês serem tão boas ou melhores que as nossas! Em breve estaremos todos lá!
Primeiramente gostaria de agradecer vocês dois pelo blog. Eu e minha namorada estamos concluindo a faculdade de Sistemas de informação, já estamos com experiência de trabalho a 2 anos, e também temos planos de aplicar para o express entry no fim deste ano, então estamos acompanhando o blog de vocês com muita ansiedade. Gostaria de saber se vocês tem algum grupo de discussão sobre o processo, pode ser no facebook ou em qualquer outro lugar. Outra dúvida que tenho é: se eu aplicar como principal a minha namorada(futura esposa) poderá trabalhar normalmente?
Tudo bem Fernando!
Que bom que está gostando do blog! =)
Grupo de discussão eu participo do “SOS Vistos e imigração para o Canadá” que é mantido pelo pessoal da immi-canada. E do “BrazilCanadaIT / TI no Canadá” Que é mantido pela Mandy do canal mandy e mais.
Tem também o forum do canada visa, que na minha opinião é a melhor fonte de informação sobre imigração.
Sobre a sua namorada poder trabalhar, se vocês forem casados pode sim. Ela vai como PR, igual a você.
Abraço.
Muito obrigado pela resposta, o Fórum do Canada visa eu conhecia, os outros não.
Bom dia a todos achei muito interessante o canal no meu caso eu tive o visto negado nesse final de agosto mas foram motivos que ainda fiquei meio na dúvida o porquê então fiz a solicitação do ATIP e estou aguardando quem puder me falar mais sobre o ATIP se alguém ja conseguiu re-apricar e conseguiu obter o visto ?
Oi Alan, que chato isso que aconteceu com você. Não desiste não. Já vi algumas pessoas que tiveram visto negado (mais de uma vez) e conseguiram depois de um tempo. Espera o resultado do ATIP e acerta o que estiver errado.
Abraço.
Olá, vendo a possibilidade de solicitar Gcms notes também para verificar o andamento da nossa demanda. Essa empresa é confiável mesmo? Tenho medo de escreverem algo errado no pedido e prejudicarem nosso processo. Será que é a mesma coisa se conseguirmos algum amigo que já está Canada e possa fazer a solicitação por nós? Enviamos ha mais de 4 meses e ainda não recebemos e-mail com aviso de recebimento (Federal-Québec). Isso está me deixando muito ansioso. Obrigado!
Tudo bem Rômulo?
A empresa é confiável sim. Assim como nós, tem muita gente pelo mundo usando ela. Posso estar errado, mas acho bastante dificil uma solicitação de informação prejudicar em alguma coisa seu processo, mas se você não se sente seguro com isso, realmente é melhor não fazer.
O que sei é que a única diferença entre pedir pela empresa ou por um amigo, é o preço já que não vai precisar pagar o valor do serviço da empresa.
Abraço.