IELTS General – vale a pena pedir revisão de prova?

remark

Paula Mello

Analista de Projetos de TI, formada em Analise de Sistemas e Publicidade, técnica em Meio Ambiente, estudante por curiosidade eterna, cervejeira por amor ao hobby, louca por fotografia, dança, livros, chocolate, viagens, virar a mesa, se perder pra depois se reencontrar, diferente, de novo.

Você pode gostar de...

22 Respostas

  1. Damille disse:

    Poxa, Paula, que bom que deu tudo certo com a revisão da nota!! Fiquei com uma dúvida com relação ao reembolso…Se eles dissessem que a nota estava correta não haveria o reembolso?

    A lição que eu tirei é estudar bastante para adquirir muita autoconfiança e ser capaz de identificar se a nota está certa ou não.

    Parabéns pelas notas, foram o resultado da sua dedicação, sem dúvida!

    Amando o blog de vocês! Keep writing! 😉

    • Paula Mello disse:

      Muito obrigada, Damille!!!! Certamente exige esforço, mas a sensação do resultado alcançado sempre vale a pena. =)

      Quanto ao reembolso… É isso mesmo, se não houver revisão da nota, já era. Eles não devolvem o dinheiro e o prejuízo acaba sendo ainda maior. Por isso a revisão tem que ser um recurso usado com muita parcimônia, se a pessoa tiver bons motivos para acreditar que existe um erro. Você viu, minha redação de fato a pior das minhas habilidades, mas eu tinha uma forte impressão de que não seria tão ruim a ponto de me tirar o CLB 9.

      Que bom que está curtindo o blog! Esses feedbacks dão energia pra escrever mais! Apareça sempre! =)

      • Damille disse:

        Oi Paula, me tira uma dúvida super rápida…Quando sai a visualização das notas do IELTS aparece o código que precisamos para cadastrar no perfil do EE ou só no documento físico que chega pelos Correios??

        A pessoa aqui tá muito ansiosa para fazer esse cadastro! Rsss

  2. Caio disse:

    Bom dia Paula! O seu post caiu como uma luva para mim. Estou numa situação super parecida, onde minhas notas foram L 8,5 R 8 W 6,5 S 8 e esse 0,5 tirou meu CLB9!!! Depois de ler vou entrar com pedido de revisão com certeza! Obrigado pela ajuda 😉

  3. Luca disse:

    Oi, Paula, obrigado pelo relato!

    Sobre a revisão, nessas 60 libras tava incluso o envio do certificado, ou foi por fora? E o reembolso foi total ou parcial?
    Estou precisando de 0.5 no Writing pra conseguir CLB 10, mas fiquei confuso com a tabela do CIC. Você ganha pontos separados por cada nota (por exemplo, eu teria CLB 10 em 3 categorias e CLB 9 no Writing), ou a sua pontuação total no Express Entry é nivelada necessariamente pela nota mais baixa? Porque, na tabela do CIC*, eles falam em “pontos por nota”, não por nível de CLB.

    Obrigado pela atenção!

    • Paula Mello disse:

      Oi, Luca. Então… O CLB geral só conta de 9 pra cima. Isso quer dizer que, a partir de CLB 9 (8 no listening e 7 nas outras habilidades) você ganha pontos bônus combinando esse CLB com características específicas do perfil, como 3 anos de experiência profissional e pós graduação reconhecida. Cada um dá 50 pontos e isso não aumenta se for CLB 10. Porém, os pontos de língua inglesa (que são dados a parte) são somados separadamente para cada uma das notas.
      O que isso quer dizer é que o seu 0.5 ponto a mais vai te dar os pontos correspondentes àquela faixa de nota só no writing, nas outras habilidades você já recebe os pontos do CLB 10. É meio confuso mesmo, usa esse link aqui pra simular o tamanho da diferença do seu CLB 10 no wrtiting em pontos: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp
      Se decidir por fazer a revisão: nas 60 libras estão inclusas todas as despesas de envio, exceto o envio do certificado do IELTS para o escritório do British Council. De lá, eles enviam pra Londres e depois de volta pra sua casa. Se alguma nota for revisada, todo o dinheiro é reembolsado,as 60 libras. 🙂
      Obrigada pela visita e volte sempre que quiser!

  4. Klebson disse:

    Já eu fiz a prova há 4 dias e eu tenho certeza que se fosse uma prova de concurso, 4 questões seriam facilmente anuladas. O problema é que são do reading. Nem sei se acertei ou errei ainda, mas será que eles avaliariam? Quando você solicitou revisão você deu o motivo? Ou só pediu pra revisar a prova e pronto?

    • Paula Mello disse:

      Klebson,

      ao solicitar a revisão, o BC envia um formulário pra você preencher, e é todo múltipla escolha. Você só faz preencher seus dados, marcar as provas que quer revisar, assinar e enviar. Não tem um espaço para observações.

      De toda forma, só dá pra pedir a revisão depois que o certificado chega na sua casa, pois você é obrigado a devolvê-lo antes de revisarem. Então, segura a ansiedade até sair o resultado e, aí sim, se precisar e achar que vale a pena, pede a revisão. Sei que essas esperas são bem chatas, mas não tem jeito. Daqui a pouco tá saindo seu resultado! 🙂

      Boa sorte e continue nos acompanhando!

  5. Maíra disse:

    Paula, que post importante!!
    Tô começando minha jornada no express entry e tô suando, já!
    Já fiz meu IELTS desde outubro do ano passado e minhas notas foram L 8.0 / R 8.5 / S 7.5 / W 6.5. Pelo que entendi, esse maldito meio ponto me tirou do CLB 9, é isso?
    Com essas notas você acha que vale a pena solicitar a revisão da minha prova?

    Muito obrigada pelos esclarecimentos todos que vocês vêm dando pra os sonhadores de plantão! São excelentes!

    • Paula Mello disse:

      Oi Maíra, bem vinda!

      Que ótimas notas! Mas sim, de fato para um CLB 9 precisaria de 7 no Writing…
      Valeria a pena solicitar revisão, mas infelizmente o prazo é de cinco semanas depois da prova. Se você fez em Outubro, já passou o prazo. =/

      Obrigada pelo comentário, estaremos sempre procurando ajudar o máximo possível! E você nos ajudou também, não tinha atentado pra isso. Coloquei inclusive no texto o prazo.

      Volte sempre que quiser! =)

  6. Kelly disse:

    Estou nesse barco…
    Tirei 9 no reading. 8,5 no speaking. 8.5 no listening e…. Pqp 6.5 no writing
    Pedi a revisão e tô aqui torcendo!

    • Paula Mello disse:

      Vale a pena sim, Kelly! Há (muitas) controvérsias quanto à correção da redação, uma segunda olhada em Londres sempre vale a pena. Ainda mais pra você, que foi tão bem nas outras áreas.

      Parabéns pelo resultado e continue firme!
      Obrigada pela visita! Volte sempre que quiser! 🙂

  7. Fabi disse:

    Oi Paula, parabens por toda a jornada! O blog de vcs tem me ajudado muito! Recebi minhas notas do IELTS hoje e tambem fui para o lado dos que tiveram apenas 1 item abaixo de 7 para atingir o CLB 9, pra mim foi o speaking.
    A duvida que eu fiquei foi se posso criar meu perfil no express entry, antes do resultado da revisão? Nao consegui achar nada sobre isso no CIC. O problema seria nao ter o report a tempo caso receba um ITA ou eh expressamente proibido?

    • Paula Mello disse:

      Oi Fabi!

      Caramba, chato demais isso né? Mas parabéns pelo resultado, CLB 9 é difícil de conseguir! Espero que dê tudo certo na sua revisão.

      Quanto ao perfil, o problema é que, no momento que você solicita a revisão, o seu IELTS anterior perde a validade, ou seja, o código fica inválido e você não pode usar pra criar seu perfil, infelizmente.

      Obrigada pela visita e volte sempre que quiser! Boa sorte na sua jornada e esperamos continuar ajudando! =)

  8. Lukas disse:

    Olá pessoal!

    saiu hoje minha nota e fiquei desapontado com o Speaking.

    É preciso esperar o resultado impresso, ou já posso pedir revisão pelo online?

    Obrigado.

  9. Stela disse:

    Oi Paula,
    O que voce acha do meu caso que tirei L 8.5 // R 7.5 // S 7.0 // W 6.5
    Sera que peco revisao ?
    Achei que escrevi tao bem na prova …
    Obrigada pelo seu post

    • Paula Mello disse:

      Oi Stela!
      No seu caso, eu ṕediria sim. Você está tão perto do CLB 9 que vale a pena tentar… A não ser que, com as novas pontuações que estão bem mais baixas, você já consiga entrar com a nota que teve agora.
      Parabéns pelo resultado!
      Obrigada pela visita e volte sempre que quiser. 🙂

  10. Markel disse:

    Eu preenchi o gabarito do listening com o reading trocado, mas o instrutor falou que estava ok. que bastava eu colocar uma observação. Entretanto, tenho 100% de certeza que corrigiram errado pois sei que praticamente fechei reading e deixei algumas em branco em listening. Mas a surpresa é. Tirei BAND 8.5 em listening e BAND 6 em reading. haha Minha duvida é. Será que se eu pedir apenas a revisão do reading eles não vão olhar o listening também? Pois queria que revisa-sem apenas o reading. Obrigado

  11. Fabiana disse:

    Paula tudo bem? Aconteceu algo semelhante comigo, tirei CLB 9 em todas as bandas menos no writting que tirei 6… nesse caso vc acha que vale a pena pedir revisão? Será que aumentariam em 1 ponto 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *