Usando uma consultoria em imigração

Esse post vai ser meio jabá, vou logo avisando. A ideia desse post não é vender um serviço (até porque eles não estão me pagando pra isso. #ficaDica rsrs) e sim contar nossa experiência com uma consultoria de imigração.

Acho que quase todo mundo que hoje pensa em imigrar para o Canadá já ouviu falar da Celina Hui, ou da immi-Canada. Celina é uma consultora de imigração brasileira que vive e trabalha no Canadá (Vancouver, BC). Conhecemos o trabalho de consultoria dela nos hang-outs (muito bons) que ela faz sobre imigração no youtube. A partir daí, conhecemos o grupo (fechado) “SOS Vistos e imigração para o Canadá”, também mantido pela consultoria dela.

Um belo dia vimos um post dizendo que ela viria para o Brasil a trabalho e faria algumas sessões de consultoria aqui no Rio e pensamos: Why not?

Mandamos um email pra immi-canada, perguntamos como funcionava essa consulta e pedimos pra agendar uma sessão.

A consulta era dividida em duas partes. A primeira era presencial, com a duração de 40 minutos e a segunda, seria online (skype) com 20 minutos de duração e poderia ser agendada para até nove meses depois da primeira.

O valor naquele momento nos pareceu meio “salgado” – CAD$ 180,00 –  mas achamos que valia a pena dado que tínhamos muitas dúvidas sobre a imigração e não dava pra confiar cegamente no que liamos pelos blogs e fóruns da vida, afinal, cada caso é um caso, e embora estejamos a maioria no mesmo barco já vi pessoas – as vezes parece que até por maldade – darem informações completamente erradas.

Antes da consulta enviamos nossos curriculos e uma lista com todas as nossas dúvidas. Quando chegamos na agência fomos muito bem atendidos e não demorou nada para começar. A Celina nos surpreendeu com o domínio dela sobre o tema. Respondeu todas as nossas perguntas, e no indicou o melhor caminho para nossa situação. Esse Caminho naquele momento dependia basicamente de uma coisa: IELTS! Precisavamos de boas notas (CLB9) pra termos chances no EE, senão a única opção seria ir pagando o ágio por college.

Embora tivéssemos tirado todas as nossas dúvidas, saímos de lá com aquela sensação de: pagamos tão caro e foi só isso?. Não sei o que mais esperávamos, afinal, todas as nossas dúvidas tinham sido sanadas. Acho que pelo fato de a Celina ser uma pessoa bastante sincera, e não dar respostas boas só porque você quer ouvir. Acho que pensamos que íamos sair de lá com um ITA na mão. Sei lá..

Pois bem, o tempo foi passando e recebemos o convite de Ontário e fomos marcar a segunda parte da nossa consulta. Conseguimos uma data na última semana de dezembro, dia 29 se não me engano. Mais uma vez mandamos nossas dúvidas para que facilitasse as respostas e o tempo da consulta fosse melhor aproveitado.

A parada ficou séria!

Chegamos em casa cedo, abrimos o skype e fomos a consulta. Impressionante como ela responde tudo de bate-pronto, mesmo as perguntas que não estavam na lista. A opinião dela foi muito importante no nosso processo de decisão de desistir do OINP.

Valeu a pena?

Sem sombra de dúvidas! A celina nos esclareceu muitas dúvidas e nos ajudou muito nas decisões que tomamos e por isso estabelecemos uma boa relação de confiança com o trabalho dela, e estamos inclusive pensando em usar os serviços de consultoria de imigração dela pra finalizar nosso processo. Tudo vai depender da grana!

Lembrando, que essa primeira “consultoria” que utilizamos está mais pra uma acessoria, um bate papo onde ela vai dizer de maneira realista quais são suas chances de imigração, e qual o melhor caminho a seguir. A immi-canada nessa consulta não vai fazer nenhum trabalho no seu processo de imigração. Isso é um custo a parte.

Porque usar uma consultoria?

O motivo é simples. Embora dê pra fazer tudo sozinho, qualquer erro pode nos tirar do processo, e eles como profissionais da área, vão saber a melhor maneira de preencher todos os documentos e analisar se todos os documentos que estamos enviando estão certos, se falta alguma coisa, etc..

Ainda não decidimos sobre usar ou não os serviços de consultoria da Celina e da immi-canada, mas é uma possibilidade real para nós, já que “economizamos” a grana do OINP.

É isso pessoal, vou ficando por aqui. Até a próxima.

Rafael Lima

Analista de sistemas, cervejeiro, fissurado por tecnologia, política, viagens e é claro, pelo Canadá!

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Luca disse:

    “Embora tivéssemos tirado todas as nossas dúvidas, saímos de lá com aquela sensação de: pagamos tão caro e foi só isso?. Não sei o que mais esperávamos, afinal, todas as nossas dúvidas tinham sido sanadas. Acho que pelo fato de a Celina ser uma pessoa bastante sincera, e não dar respostas boas só porque você quer ouvir. Acho que pensamos que íamos sair de lá com um ITA na mão. Sei lá..”

    Essa sensação é foda, hahah. Ainda não paguei por nenhuma consultoria, mas já compilei mentalmente material de diversos hangouts deles e de outras consultorias, e a sensação é bem essa mesmo. Vamos com muitas expectativas, sem nem saber direito o que esperar daquilo 🙂
    Enfim, sucesso aí na jornada, curti o texto!

  2. Carla Machado disse:

    Rafael, tenho adorado seus textos.
    Tenho uma primeira dúvida sobre recebimentos de documentos do WES pra fazer a correspondência.
    Minha faculdade é a FMU de SP. Eles mal sabem o que é Toronto(!!), então, jamais vão enviar documentos nenhum pra fora.
    Estou bem preocupada com isso, porque leio depoimentos que precisa ser envelope carimbado pela faculdade, gostaria de saber como vcs fizeram.
    E que documento teve que enviar exatamente? Pois meu histórico escolar e diploma não têm carga horária. O que vc enviou? Muito obrigada

    • Rafael Lima disse:

      Obrigado Carla! que bom que tem gostado. =)

      A faculdade não precisa enviar nenhum documento. O que fizemos, foi colocar tudo em um envelope e levar na faculdade pra eles assinarem, lacrarem e carimbarem o envelope. Depois juntamos tudo em outro envelope (os documentos das duas instituições mais os da Paulinha) e enviamos tudo junto (todos os envelopes dentro de um outro.), assim economizamos no custo de envio.

      Sobre os documentos vou ficar te devendo agora, pois não tenho de cabeça, mas a Paulinha está escrevendo um post detalhando como foi feito.

      Sobre a carga horária, eu acho que pode te complicar.

  3. Fernanda disse:

    Rafael, você disse que enviou curriculo e algumas perguntas para a primeira consulta, você poderia disponibilizar a lista de dúvidas?

  4. Renata disse:

    Boa noite,
    Estou com um problema na mudança do meu visto (visitante pra estudante – já fui aceita no College). Teria outra empresa para me indicar? Gostaria muito da ajuda da immi-canada, mas eles estão com a agenda de consultoria lotada até 12 de julho e eu tenho pressa porque sai do Canadá, estou no Brasil e volto semana que vem, mas meu processo caiu em pendência hoje. Preciso resolver minha situação com urgência.
    Obrigada desde já.

    • Paula Mello disse:

      Olá Renata!

      Desculpe a demora, espero que já tenha conseguido resolver. A única que conheço de fato e posso indicar é a Immi mesmo, pois já usei os serviços…

      Obrigada pela visita!

  5. Danie disse:

    Olá, ela falou com vocês quanto ela cobra para fazer o perfil e fazer acessoria após o recebimento do ITA? Estou para marcar a consulta só para fazer essa pergunta. Sobre todo o processo eu já sei.
    Obrigada

    • Paula Mello disse:

      Oi Daniele,

      Ela só falou dos pacotes completos, mas acho que não vale a pena marcar consulta só pra perguntar isso não. Liga pra lá e pede um orçamento.

      Obrigada pela visita! 🙂

  6. Paulo Dantas O'grady Neto disse:

    Rafael, você já imigrou? E porque seu CLB 9?
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *